Para nada faltar, para nada desperdiçar
O desperdício alimentar é uma problemática que se coloca não só ao nível do consumo, mas em todas as fases do ciclo de vida dos alimentos (colheita, produção, distribuição e nas nossas casas). O desperdício de mais de 30% da produção de alimentos, sobretudo num contexto em que se estima que cerca de um décimo da população global – até 811 milhões de pessoas – está em estado de subnutrição*, obriga à adoção de novos hábitos que contribuam para a mudança, nomeadamente na utilização mais racional dos recursos naturais e na atenuação dos impactos económicos e sociais. Tudo começa por tomar consciência do problema e do papel de cada um, na alteração de hábitos e rotinas diárias. *O Estado da Insegurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI) 2021, construído através do esforço de várias agências das Nações Unidas.

Restaurantes aderentes
A Estrela da Mó
A Grelha
Cantinho do Bitoque
Churrasqueira Brasa Kente
Casa do Leitão
Dom Dinis
Dona Elvira
Medrôa Mar
Paddock
Portas da Vila
Taberna de Poyares
Partilhe as suas dicas e receitas, nas redes sociais, com
#quantobaste
Receita típica revisitada
O Curso Profissional de Restauração, da Escola EB2,3/S Dr. Daniel de Matos, através do aproveitamento de sobras, apresenta uma nova abordagem a uma receita típica tradicional.
Não me importo de comprar fruta menos bonita ou mais pequena, desde que seja saborosa. Os resíduos é uma questão que me preocupa, por isso, em minha casa, faço compostagem e a separação para reciclagem.
Dulce Lima
Cliente Mercado